top of page
raiz ilustra 4.jpg

Livros comemorativos e sua importância para as organizações

Atualizado: 1 de ago. de 2023

Conheça as vantagens desse tipo de projeto e por que a sua empresa deve fazer também


Livros comemorativos de biografias empresariais

Livros comemorativos são mais do que meras publicações. Eles representam uma forma única de celebrar momentos especiais, marcos significativos e ocasiões memoráveis para pessoas, famílias, comunidades e empresas. Ao tangibilizar e preservar a lembrança desses eventos, os livros comemorativos têm o poder de criar vínculos afetivos, fortalecer identidades e reputações, além de transmitir legados para as gerações futuras.


No contexto corporativo, a biografia empresarial se destaca como um tipo específico de livro comemorativo bastante utilizado por empresas com o objetivo de resgatar e narrar a sua trajetória, destacando suas origens, conquistas, desafios e impacto no mundo dos negócios. Ao compartilhar a história de uma organização, a biografia corporativa fortalece sua identidade e reputação, além de gerar vínculo afetivo com clientes, parceiros e colaboradores.


Neste artigo, você vai descobrir o que é um livro comemorativo e uma biografia de empresa, entender o propósito e cada uma das etapas desse tipo de projeto e também conhecer as vantagens que esse tipo de projeto pode trazer para sua marca. Se deseja saber mais sobre essa forma de preservar a história e fortalecer a identidade empresarial, continue a leitura.


O que são livros comemorativos?


Livros comemorativos são publicações especiais produzidas para celebrar eventos, conquistas, marcos e datas importantes. Essas publicações são preparadas com o intuito de comemorar e preservar a memória de momentos significativos na vida de uma pessoa, de uma família, de uma comunidade, de uma instituição, de uma empresa ou de uma marca.


Produzidos de forma personalizada e sob medida para o evento em questão, este tipo de livro serve para marcar uma ocasião específica, como uma celebração comunitária, o aniversário de fundação de uma empresa, um evento de lançamento de marca ou a inauguração de uma fábrica, por exemplo.


O conteúdo que vai compor estas publicações é relacionado à ocasião celebrada e pode incluir histórias, fotografias, relatos de experiências, entrevistas, estatísticas e gráficos, textos assinados por personalidades relevantes, reprodução de documentos e boxes com curiosidades. O resultado final pode ter diversos formatos, tais como álbum iconográfico, coletânea de entrevistas, livro de homenagem, biografias pessoais ou empresariais e autobiografias.


Para marcar ocasiões especiais ou acontecimentos relevantes na história das empresas, os livros comemorativos são muito utilizados, pois são considerados um presente valioso para os stakeholders, já que serve como registro tangível de momentos de celebração.


A editora Melhoramentos lançou um livro comemorativo em 2022, por ocasião dos 90 anos do escritor e cartunista Ziraldo. Para homenageá-lo, amigos e colegas contam no livro causos e recordações sobre a sua trajetória. Além dos relatos de personalidades como Mauricio de Sousa, Luis Fernando Veríssimo, Pedro Bandeira, Angeli, Quino, Maria Gessy, foram usadas fotografias e ilustrações na publicação.


Livro comemorativo dos 90 anos do Ziraldo

Biografia empresarial: para que serve?


Dentro do universo dos livros comemorativos, a biografia empresarial tem um papel importante na preservação da memória corporativa. Assim como exposições, vídeos documentários e museus corporativos, essas publicações são parte dos projetos de extroversão de acervos históricos, que buscam compartilhar e contar a história das empresas, registrando suas realizações ao longo do tempo.


A biografia empresarial ou corporativa é aquela que conta a história de forma abrangente, destacando questões como as origens e o desenvolvimento, as conquistas e os desafios. Além disso, esse tipo de livro comemorativo serve para registrar momentos-chave, como o lançamento de marcas e serviços, a inauguração de fábricas e lojas e o impacto dos seus negócios no mundo. Personagens relevantes, como fundadores e outros protagonistas, são apresentados juntamente com os bastidores desses eventos. Também é comum que as empresas abordem o contexto sócio-histórico e regional, bem como inovações e pioneirismos que marcaram a sua trajetória.


Portanto, publicar uma biografia empresarial pode servir para:

  • Conhecer e recuperar a história da empresa, compreendendo mais profundamente sua cultura organizacional e seu contexto

  • Dividir um legado, transmitindo ensinamentos e lições, inspirando outros empreendedores e preservando a memória da empresa para gerações futuras

  • Celebrar a jornada da empresa e ter no livro uma lembrança palpável de momentos importantes como datas comemorativas

  • Fortalecer a identidade e reputação empresarial, já que a história de cada empresa é única e distinta e a narrativa clara e autêntica favorece a credibilidade e a confiança


A Raiz Projetos e Pesquisas de História, em parceria com a Nestlé Brasil, escreveu uma biografia empresarial ilustrada, como texto introdutório do livro Comida Caseira. O livro de receitas foi lançado em comemoração dos 100 anos da empresa no Brasil e, contar a história, compartilhar o legado, enaltecer a trajetória, fortalecer a identidade e reputação da Nestlé fazia parte do escopo deste projeto. Além das informações e dados trazidos no texto, as imagens que o ilustravam vieram dos documentos históricos que fazem parte do acervo do Nestlé Centro de Memória. Sendo assim, este livro foi também uma ação de extroversão do acervo.



Livro Comida Caseira da Nestlé Brasil, com biografia empresarial na introdução

Vantagens de fazer um livro comemorativo


Um livro comemorativo de biografia empresarial pode contribuir para a consolidação da identidade e da reputação de uma empresa, promovendo uma narrativa coesa e coerente, fortalecendo a confiança e o relacionamento com os públicos interno e externo, permitindo que ela se diferencie da concorrência a partir da sua história única. Além disso, produzir um livro com a história da sua marca pode trazer outras vantagens às empresas.


Uma delas é o aumento do senso de pertencimento dos colaboradores, já que, durante o processo de pesquisa, eles costumam ser consultados para contribuir com um depoimento sobre suas experiências na empresa. Essa ação mobiliza e engaja as pessoas porque valoriza a sua experiência individual na trajetória da organização. A distribuição de exemplares para os funcionários envolvidos na ocasião celebrada também gera impacto na motivação interna da empresa porque o presente trata de um assunto de interesse cotidiano e pode servir de inspiração e conexão com os valores, propósitos e missão da empresa.


Além de mobilizar o público interno, um livro comemorativo pode melhorar o relacionamento com os públicos externos da empresa e ser gatilho para memória afetiva dos clientes, consumidores, usuários e parceiros, despertando emoções e criando conexões com as pessoas que tiveram a vida marcada pelas marcas, produtos e serviços.


Uma publicação desse tipo também é um diferencial competitivo no mercado porque nela pode-se destacar os aspectos que distinguem uma empresa das outras. Ao narrar as realizações, os pioneirismos e as suas características únicas, ela pode se diferenciar da concorrência e reafirmar sua unicidade no mercado.


A divulgação da história de uma empresa gera valor para sua marca, já que reforça o esforço investido na sua construção e sua solidez ao longo dos anos, além de poder destacar aspectos de inovação e protagonismo.


Também é comum que as publicações de livros comemorativos e de biografias empresariais sejam o primeiro trabalho de memória de uma empresa e o ponto de partida para outros projetos mais robustos em memória empresarial. O que acontece é que, após a mobilização dos colaboradores para o desenvolvimento deste produto específico, os gestores vejam o resultado da sensibilização pela história e percebam as benesses de organizar a documentação que já foi previamente levantada para o livro e, assim, implantar um centro de memória ou montar uma exposição.


Foi isso o que aconteceu com a Adium, multinacional do setor farmacêutico, que na época chamava-se Zodiac. Na celebração de 30 anos da empresa no Brasil, a Raiz Projetos e Pesquisas de História desenvolveu uma biografia empresarial para contar a trajetória da organização desde o início de suas atividades, em 1992.


Distribuído como um presente aos colaboradores, o livro gerou uma sensibilização para a questão da memória empresarial, o que resultou em painéis expositivos com a história empresarial, em duas palestras sobre o assunto, além de uma live sobre a importância da história nas empresas e a organização da documentação histórica.


Livro comemorativo dos 30 anos da Zodiac Farmacêutica

Como fazer um livro com a sua marca?


Antes de iniciar a produção de um livro para o seu negócio, é preciso fazer um planejamento e se atentar para tudo que é necessário para a concepção do projeto.


Um projeto de livro de história empresarial deve ser dividido em etapas para garantir a qualidade do conteúdo, o gasto dentro do orçamento e o cumprimento do prazo final. É preciso elaborar um cronograma bem definido para cada uma das fases para que os atrasos - comuns em um projeto tão complexo e que envolve muitas atividades, aprovações e diversos profissionais - não impactem a entrega final.


Para fazer um livro com a sua marca, você pode seguir os seguintes passos:


  1. Defina o objetivo e o escopo: determine qual é o propósito do livro e o que a empresa deseja comunicar aos leitores. Pense qual a ocasião que ele ajudará a celebrar e identifique o público-alvo, entendendo quais as informações, histórias, conhecimentos ou experiências serão compartilhados.

  2. Desenvolva a pesquisa: faça um estudo bibliográfico e documental, reunindo informações relevantes sobre a história da empresa. Isso pode incluir fontes como atas de fundação e registros de lançamentos de produtos, fotografias, comerciais e jingles, artigos de jornais e revistas, livros sobre os contextos correlatos de atuação da empresa, etc. Explore todas as fontes disponíveis para obter uma visão abrangente e precisa da trajetória da empresa. Isso inclui consulta a acervos históricos públicos e privados e visita a lugares de memória da empresa.

  3. Faça um projeto de história oral: entreviste fundadores, colaboradores, ex- colaboradores, parceiros, clientes e outras pessoas-chave para contar essa história.

  4. Organize a narrativa: analise as informações coletadas e organize-as em uma narrativa coesa. Decida como estruturar a história, dividindo-a em capítulos, seções, temas ou períodos significativos.

  5. Redija o texto: com a narrativa organizada, escreva ou contrate um profissional para transformar as informações em um texto claro e envolvente que considere a identidade da sua marca e o público-alvo no estilo da escrita.

  6. Adicione elementos iconográficos: a história da empresa pode ser enriquecida com elementos visuais, como fotografias, reprodução de documentos históricos, gráficos, ilustrações ou diagramas.

  7. Consiga as autorizações: é fundamental garantir a autorização do uso de imagens caso elas pertençam a terceiros e também para uso das falas coletadas no projeto de história oral. Envolva a área jurídica para orientações sobre o tema.

  8. Edite e revise o conteúdo: com o texto pronto e as imagens selecionadas, revise tudo cuidadosamente, corrigindo os erros gramaticais e históricos e outras possíveis falhas.

  9. Diagrame: desenvolva o projeto de design e diagrame a capa e as demais partes do livro. Lembre-se de levar em consideração a identidade visual da empresa e escolha fontes, estilos e cores. Se o livro for impresso, escolha o formato e o tipo de papel que será usado na capa e no miolo.

  10. Imprima: é possível publicar e imprimir o livro via editoras tradicionais ou fazer uma auto publicação e impressão em gráfica.


A execução de um projeto de livro de empresa é complexa e formada por muitas etapas. Considere buscar o apoio de profissionais especializados em cada uma das etapas ou contrate empresas que desenvolvem este tipo de projeto e que contam com uma equipe multidisciplinar que pode garantir a qualidade da entrega final.


O que fazer com o livro comemorativo?


Depois que o livro estiver pronto, é hora de promovê-lo e usá-lo nas ações comemorativas da ocasião específica.


Para alcançar o seu público-alvo, utilize canais de divulgação online e offline, como redes sociais, blog, site, mailing, eventos e parcerias e distribua cópias do livro para clientes, parceiros e colaboradores.


Coloque também algumas cópias disponíveis para consulta em pontos estratégicos da empresa como salas de reunião, recepção, salas de descanso, refeitórios, entre outros.


Agora que você está ciente de como funciona um projeto de biografia de empresa e qual a importância dos livros comemorativos, é hora de entender mais a fundo as ações de memória empresarial e o potencial desse tipo de projeto para a estratégia das empresas nos dias de hoje. Conte com a experiência da Raiz para auxiliar sua empresa a concretizar qualquer projeto de memória empresarial.


Perguntas frequentes:

O que são livros comemorativos?

São publicações especiais produzidas para celebrar eventos, conquistas, marcos e datas importantes, com o intuito de comemorar e preservar a memória de momentos significativos na vida de uma instituição, de uma empresa, de uma marca, uma pessoa, de uma família, ou de uma comunidade. O resultado final de um livro comemorativo pode ter diversos formatos, tais como álbum iconográfico, coletânea de entrevistas, livro de homenagem, biografias pessoais ou empresariais e autobiografias.

O que é biografia empresarial?

Por que fazer um livro comemorativo?


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page