top of page
raiz ilustra 4.jpg

Consultoria histórica dá orientação para pesquisa e organização de acervos

Atualizado: 10 de jul.

Aprenda a extrair o potencial dos documentos históricos de forma estratégica para o seu negócio


consultoria histórica
Reunião de consultoria para projeto de organização de acervo histórico

A história, a memória e o patrimônio são ferramentas poderosas que podem transformar a compreensão de uma instituição, de uma comunidade ou de um negócio, enriquecer suas estratégias e fortalecer sua conexão com o público. As empresas e organizações podem aproveitar o valor dos documentos históricos de maneira mais eficiente e impactante com o suporte de uma consultoria histórica, que oferece orientação especializada para pesquisa, para projetos de extroversão e de organização de acervos.


Neste artigo, você vai saber o que é consultoria histórica, vai compreender como esse tipo de serviço pode ser aplicado em diferentes contextos e setores e vai conhecer as áreas de atuação e exemplos práticos de como esse serviço tem sido utilizado para beneficiar empresas, instituições, pessoas e organizações diversas.


Se você tem interesse nesse assunto, continue a leitura.


O que é consultoria histórica?


A consultoria histórica é um serviço especializado que oferece orientação e suporte em questões relacionadas à história, memória e ao patrimônio. Pode ser prestado a indivíduos, empresas, instituições e órgãos governamentais que necessitem de conhecimentos históricos para diversas finalidades. Algumas áreas em que a consultoria histórica pode atuar são:


  • pesquisa sócio-histórica: realização de pesquisas detalhadas sobre eventos, pessoas, locais, marcas, categorias ou temas históricos específicos.

  • extroversão de acervos históricos: estratégia, planejamento e execução de exposições, filmes, séries de TV, peças de teatro, livros e outras publicações históricas.

  • produção e revisão de conteúdo histórico: curadoria, redação e verificação de informações históricas sobre imagens e textos para redes sociais, artigos e relatórios.

  • organização de acervos históricos: assessoria na organização, catalogação e preservação de documentos históricos.

  • implantação de centros de memória: planejamento, estratégia e assessoria para criação de centros de documentação e memória.

  • educação e treinamento: desenvolvimento de cursos, workshops e treinamentos sobre temas históricos.

  • preservação de patrimônio: orientação sobre a preservação, conservação e restauração de bens patrimoniais materiais ou imateriais.

  • análises: produção de relatórios analíticos históricos para apoiar decisões estratégicas em projetos para políticas públicas, instituições, empresas e marcas.


A consultoria ajuda a garantir que o uso e a interpretação da história sejam precisos, cuidadosos e úteis para os objetivos do cliente, seja na preservação de memórias, na educação do público ou no desenvolvimento de projetos com base em contexto histórico. A seguir, serão explicadas mais detalhadamente algumas das áreas de atuação citadas acima.


Consultoria em pesquisa sócio-histórica


A consultoria em pesquisa sócio-histórica atende empresas, governos, instituições culturais, agências de publicidade e comunicação, organizações não governamentais e indivíduos que necessitam de um entendimento mais profundo e precisam de contextos específicos.


Esse tipo de consultoria serve para que os clientes compreendam o mercado em que atuam ou o público que atendem, permitindo um planejamento mais eficaz de suas estratégias. Foi através de uma consultoria da Raiz sobre a história da margarina que as equipes de estratégia e marketing de uma empresa cliente puderam repensar os caminhos das marcas de seu portfólio.


Na consultoria em pesquisa sócio-histórica, a Raiz compreende o problema a ser investigado junto com o cliente, co-cria o briefing, desenvolve a pesquisa, elabora os insights e seleciona os destaques mais importantes. A consultoria inclui ainda participação das reuniões de planejamento e direcionamento de ações junto com o cliente.


Na entrega do relatório, a equipe prepara uma aula para apresentar as descobertas, e os pesquisadores ficam disponíveis durante o período do projeto para responder a dúvidas pontuais e urgentes.


Durante a pandemia da covid-19, a Raiz prestou consultoria para uma agência de publicidade que estava criando a estratégia para um processo de concorrência cujo vencedor assumiria a conta de uma grande marca de refrigerantes. Desenvolvemos o briefing junto com a agência e elencamos três grandes crises históricas pelas quais o Brasil enfrentou no último século. A pesquisa apontou quais foram as saídas que a sociedade encontrou para essas crises e foi possível extrair alguns insights sobre como os brasileiros criam soluções. O projeto foi entregue em formato de aula e de atendimento em esquema de plantão, com duração de cerca de 48hs.


Consultoria para extroversão de acervos históricos


A consultoria para extroversão de acervos históricos pode ser contratada por organizações de grande e médio porte, empresas familiares, marcas de consumo, instituições culturais, esportivas e de ensino, ONGs e personalidades públicas.


Nessa situação, a consultoria colabora com o cliente no desenvolvimento da estratégia e do planejamento, realiza pesquisas aprofundadas em temas específicos e assessora a execução de projetos expositivos, filmes e séries documentários ou ficcionais, peças de teatro, podcasts, jogos, eventos, projetos artísticos, sites, livros e outras publicações históricas.


A Raiz Projetos e Pesquisas de História prestou consultoria para a Toyster, marca de brinquedos educativos, no desenvolvimento de dois quebra-cabeças e um jogo de tabuleiro chamado A Máquina do Tempo. Para a concepção do jogo, seleção dos temas a serem abordados, pesquisa, elaboração de textos e orientação para o ilustrador, a equipe de pesquisadores trabalhou durante um mês em cada um dos projetos. Além de participar das reuniões dando sugestões de adaptação das temáticas a partir do olhar da história, foi entregue um relatório com os textos das cartas e dos folhetos que acompanham os jogos, bem como as orientações para o ilustrador.


consultoria histórica
Jogo A Máquina do Tempo da Toyster que contou com a consultoria da Raiz

Um outro exemplo foi a participação da Raiz no Commerce Connections on Air, o podcast do Google sobre comércio omnicanal, para falar sobre a história da blackfriday. A pesquisa e os insights sobre o assunto eram resultado de um projeto maior sobre as origens de algumas datas comemorativas no Brasil e no mundo e a assessoria para este episódio do podcast visava falar de como surgiu esse feriado nos Estados Unidos e de como ele chegou no Brasil.



Em outro caso, a Raiz atendeu um grupo de artistas que montava uma vídeo-instalação cujo tema central era ‘voar’. A equipe de pesquisa buscou referências sobre esse assunto, trouxe documentos ilustrativos e participou de reuniões para que a inspiração e criação do projeto tivessem um embasamento sócio-histórico.


Desta forma, fica claro o quanto uma consultoria histórica pode beneficiar projetos de memória empresarial e memória institucional no desenvolvimento de projetos de extroversão de acervos históricos.


Consultoria para organização de acervos históricos


A consultoria para organização de acervos históricos atende pessoas, empresas e instituições que tenham a necessidade de um diagnóstico sobre sua documentação histórica, sobre os fluxos de trabalho que a produzem e sobre o ambiente onde estão acondicionados. Esse tipo de serviço também atende as organizações que precisam criar estratégias para sensibilizar seus públicos para a memória empresarial ou memória institucional e ainda aquelas que precisam criar um escopo de guarda do acervo, um plano de classificação, a ficha catalográfica ou definir o material de acondicionamento e os parceiros para digitalização.


Para a implantação e coordenação de centros de memória e desenvolvimento de políticas de acervo, a consultoria é de grande valia já que auxilia nas decisões estratégicas de encaminhamento das atividades levando em consideração não apenas orçamentos e prazos, mas também necessidades de preservação, conservação e difusão do acervo.


Entre os projetos realizados pela Raiz estão a coordenação das atividades do Nestlé Centro de Memória e a organização de um acervo da luta pela construção do Estatuto da Criança e do Adolescente vinculado à Casa dos Meninos. O Greenpeace também contou com a consultoria histórica da Raiz na orientação das etapas de digitalização do seu acervo, buscando parceiros, levantando orçamentos e discutindo a viabilidade do projeto a partir das necessidades e dos recursos disponíveis.


consultoria-organizacao de acervos-consultoria histórica
Visita técnica da consultoria para a organização do acervo histórico do Greenpeace


Consultoria histórica ou empresa especializada em projetos de memória?


A consultoria em história pode ser oferecida por profissionais independentes ou empresas especializadas. O serviço pode ser contratado apenas para orientação e assessoria, permitindo que uma equipe interna execute as atividades posteriormente, ou pode incluir tanto a consultoria quanto a execução completa dos serviços.


Quando há uma equipe interna disponível para realizar as atividades, a consultoria é suficiente. Caso contrário, o apoio especializado pode recomendar se é mais vantajoso contratar uma nova equipe ou terceirizar o serviço.


No caso da Casa dos Meninos, a consultoria histórica foi contratada para acompanhar uma equipe de jovens da própria comunidade, engajada na causa. O objetivo era que esses jovens assimilassem o conhecimento especializado em organização de acervos históricos, aplicando-o tanto em suas vidas profissionais quanto na preservação da memória de suas lutas sociais.


Por outro lado, para o Greenpeace Brasil, a Raiz desenvolveu inicialmente um projeto de organização do acervo histórico iconográfico e audiovisual. Posteriormente, prestou consultoria para orientar as etapas seguintes do trabalho, garantindo a continuidade e o aprimoramento do projeto.


Nos projetos de extroversão de acervos históricos, é comum que a consultoria de organização de acervo seja contratada após a entrega do produto final. Isso ocorre porque, além de os públicos já estarem sensibilizados para os potenciais da memória institucional, a documentação histórica reunida e utilizada para a criação do livro, filme ou brinde fica acumulada e necessita de organização.


A gestão contínua do acervo é fundamental porque a documentação continua a ser produzida no cotidiano de trabalho das organizações. Por isso, em projetos de memória institucional, é indicado contratar a consultoria para acompanhamento do projeto mesmo após a conclusão da implantação de um centro de memória, a exemplo da Nestlé.


Para as pesquisas sócio-históricas, o ideal é contratar a consultoria juntamente com a execução da pesquisa. No entanto, a análise e os insights também podem ser elaborados com base em pesquisas realizadas por terceiros.


Consultoria especializada em memória empresarial ou institucional


Empresas especializadas em memória organizacional contam com uma rede de profissionais que podem prestar a melhor assistência para o cliente, tanto na consultoria como na execução das atividades em si.


A Raiz é uma dessas empresas e você pode entrar em contato conosco para agendar uma reunião.


Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page